O Hospital Vall d'Hebron de Barcelona deu alta e apresentou nesta segunda-feira (26), Oscar, o paciente que se submeteu a um transplante total de face.
A operação foi liderada pelo médico espanhol Joan Barret e mobilizou trinta pessoas durante 22 horas em março.
Oscar teve transplantada toda a pele e músculos de rosto, nariz, lábios, maxilar superior, todos os dentes, os ossos da maçã do rosto e da mandíbula, segundo o hospital. Ainda de acordo com o hospital, foi a primeira cirurgia do gênero a ser realizada no mundo.
Ele tinha o rosto deformado desde os cinco anos depois que sofreu um acidente, e não podia respirar ou falar normalmente. Ele também tinha dificuldade para comer.
Uma equipe multidisciplinar do Hospital Universitário Vall d'Hebron transplantou "toda a pele e músculos dos rosto, pálpebras, nariz, lábios, maxilar superior, todos os dentes, paladar, ossos dos pômulos e da mandíbula, utilizando técnicas de cirugia plástica e microcirugia reparadora vasculonervosa", detalhou Barret.
O cirurgião disse que a parte mais difícil foi evitar que o organismo de Oscar rejeitasse o rosto implantado.
Oscar já consegue falar, com dificuldade, há dois meses, e vem seguindo uma dieta baseada em líquidos e cremes.
Durante a entrevista, ele agradeceu aos médicos, aos funcionários do hospital e à sua família.
O paciente deverá seguir controles clínicos e sessões de fisioterapia, logopedia e terapia facial até que recupere totalmente a mobilidade do rosto. A previsão é que faça isso durante os 12 ou 18 meses posteriores à operação.
A irmã do paciente transmitiu da parte de Oscar suas sensações e expectativas, como a alegria de poder caminhar pelas ruas normalmente, sem que as pessoas fiquem olhando para ele o tempo todo, e também sentar-se à mesa e desfrutar disso com amigos e familiares.
Segundo explicou ela, Oscar aceitou seu novo rosto e tanto ele quanto a família reconheceram traços anteriores.
Do ponto de vista psicológico, os profissionais asseguram que Oscar está preparado para voltar para casa.
O hospital recordou que no mundo foram realizados 13 trasplantes de rosto: 6 na França, 3 no Estado espanhol, 2 nos Estados Unidos, 1 na China e 1 no Eagipto, mas insistiu que o de Oscar "é o primeiro transplante total de rosto no mundo".
O hospital explicou ainda que, uma vez concluída a coletiva de imprensa, nenhum detalhe a mais será divulgado aos meios de comunicação para preservar a intimidade de Oscar.
Médicos mostram paciente que fez transplante total de rosto na Espanha
0 comentários Marcadores: Transplante Saúde Rosto
Larissa Riquelme é assaltada no domingo em Ipanema
A paraguaia Larissa Riquelme foi assaltada por dois criminosos na tarde de domingo (25) quando passeava em Ipanema, na Zona Sul do Rio, na altura da Rua Farme de Amoedo. De acordo com a Polícia Militar, ela teria tido alguns pertences pessoais roubados.
De acordo com o comandante do 23º BPM, tenente-coronel Rogério Leitão, policiais do 23º BPM (Leblon) foram chamados para a ocorrência, mas o caso foi repassado para o Batalhão de Policiamento de Áreas Turísticas (Bptur).
egundo a polícia, a musa da Copa não quis registrar o roubo na delegacia.
Riquelme chegou ao Rio de Janeiro na última quinta-feira (22). Ela fez um ensaio para o site Paparazzo .
Universidades se voltam para ‘fenômeno’ Lady Gaga na web
Cristina BoeckelDo G1
O professor da UFRJ chama a atenção para as diferenças entre a promoção de um artista nos diferentes meios de comunicação.
Assim como Madonna, Lady Gaga, cujo nome de nascimento é Stephani Joanne Angelina Germanotta, tem ascendência italiana.
A professora de Comunicação da PUC-Rio Patrícia Maurício lembra que os clipes cheios de referências de outros ídolos pop são perfeitamente adequados para a exibição na internet e, também, nos equipamentos de alta definição que a indústria não para de criar:
0 comentários Marcadores: Lady GaGa Geral
Em julho haverá a formatura da 1ª turma de Artes Dramáticas de Floriano/PI
0 comentários Marcadores: Artes Dramáticas Floriano Piauí Teatro