24 de outubro, dia das Nações Unidas

sábado, 24 de outubro de 2009 |

Por: Ivana Machado, ivanna.mv@hotmail.com
Fonte: Nações Unidas no Brasil
Foto: Quiosque Azul
Última Atualização às 07h35 (horário de Tersina)

No dia 24 do outubro de 1945, a Organização das Nações Unidas passou a existir oficialmente. Mas você sabe o que realmente é a ONU? Quais seus principais objetivos? Se não, o GiraNoticia vai fazer um pequeno resumo da história desta grande Organização comprometida com a paz.
Nesta data, na cidade de São Francisco, Califórnia, 51 países se reunirão após a o fim da Segunda Guerra Mundial, com o desejo de manter a paz. Em, 10 janeiro, de 1946 foi celebrada a primeira assembléia geral, realizada em Westminster Central Hall, em Londres.
Mas antes da fundação oficial da Organização, vários planejamentos foram feitos:
O Presidente Franklin D. Roosevelt, dos Estados Unidos, e Winston Churchill, Primeiro Ministro do Reino Unido, tiveram um encontro secreto a bordo dum cruzador, no Oceano Atlântico. Aí falaram de um plano para construir um mundo sem guerra. Em 14 de Agosto de 1941, os dois estadistas anunciaram um plano para a paz, a que chamaram a Carta do Atlântico.
Em 1 de Janeiro de 1942 reuniram-se em Washington, os representantes de vinte e seis países, que assinaram a Declaração das Nações Unidas, em que se comprometiam a ganhar a guerra e aceitavam a Carta do Atlântico.
Em Outubro de 1943, os representantes da China, da União Soviética, do Reino Unido e dos Estados Unidos reuniram-se em Moscovo e concordaram em criar uma organização de nações, para manter a paz. Esse acordo ficou conhecido pelo nome de Declaração de Moscovo.

No Verão e Outono de 1944, em Washington, fizeram-se os primeiros planos finais de uma organização internacional. Esta reunião é frequentemente chamada a Conferência de Dumbarton Oaks porque teve lugar numa propriedade chamada Dumbarton Oaks.

Em Fevereiro de 1945, os dirigentes das três maiores Potências Aliadas tiveram um encontro na União Soviética, onde chegaram a acordo sobre o sistema de votação no Conselho de Segurança. Decidiram também realizar uma conferência de nações unidas em São Francisco.

Na Conferência de São Francisco estiveram presentes os representantes de cinquenta países, inclusive o Brasil. A Conferência realizou-se entre 25 de Abril e 16 de Junho de 1945. 0s participantes redigiram e aprovaram por unanimidade a Carta das Nações Unidas e os estatutos do novo Tribunal Internacional de Justiça.

Em 24 de Outubro de 1945, depois de todos os representantes terem aprovado a Carta da ONU, nasceu oficialmente as Nações Unidas. É por isso que o dia 24 de Outubro é comemorado o aniversário ONU, sendo celebrado em todo o mundo como o Dia das Nações Unidas.

Os principais objetivos da ONU (art. 1ª da Carta das Nações Unidas)
Manter a paz e a segurança internacional
Desenvolver relações de amizades entre os Estados
Realizar a cooperação com vista à resolução de problemas internacionais de caráter econômico, social, cultural, ou humanitário e com vista à promoção do respeito pelos direitos do homem pelas liberdades fundamentais, sem distinção de raça, sexo, língua ou religião.
Construir um centro destinado a harmonizar a ação dos Estados para a realização destes objetivos comuns

Princípios que regem a ONU( art. 2ª da Carta das Nações Unidas)
Princípio da igualdade soberana dos Estados
Principio da boa fé no cumprimento das obrigações internacionais pelos Estados
Principio da solução pacifica de conflitos entre os Estados
Principio da renúncia, pelos Estados membros, ao recurso da ameaça ou ao uso da força

Atualmente a ONU é composta por 192 Estados Soberanos, e sua sede é em Nova Iorque. O nosso país participa dos processos de tomada de decisão e do trabalho das Nações Unidas.

0 comentários: