Hoje é dia do..?

terça-feira, 20 de outubro de 2009 |

Por: Ivana Machado, ivanna.mv@hotmail.com
Foto: google imagens
Última Alualização 09h49 (horário de Teresina)

Hoje 20 de outubro, você sabe o que se comemora neste dia? Não? Nem eu sabia, mas pesquisando no nosso velho companheiro de todas as horas, o google, descobri que hoje é o dia do poeta. E o GiraNoticia decidiu fazer uma homenagem a esta pessoa que com sua poesia nos encanta, alegra, nos faz refletir sobre o mundo e às vezes sobre nós mesmos, que muitas vezes nos entristece com sua melancolia e solidão, mas que com seus ricos rimas nos faz sonhar, viajar e desejar conhecer com a mesma intensidade cada sentimento expresso em seus versos.


Mas você sabe por que hoje é dia do poeta? Pois bem, aqui vai um breve resumo pra você. Parece que o dia nacional do poeta foi escolhido sem nenhuma razão específica, em 30 de Agosto de 1978, na Assembléia legislativa do Estado do Rio de Janeiro, baixou-se o Decreto-Lei N°66, onde não se justifica a escolha da data. No Brasil existe outras datas que comemoram o dia do poeta, como 4 de outubro em algumas regiões, 16 de agosto em Recife e por aí vai.

Por fim Parabéns a todos aqueles que se dedicam a fazer da poesia sua mais bela arte.

Deleitem-se com a AUTOPISICOGRAFIA de Fernando Antônio Nogueira Pessoa. Para muitos, inclusive pra mim, um dos maiores poetas de todos os tempos:

Autopisicografia

O poeta é um fingidor.
Finge tão completamente
Que chega a fingir que é dor
A dor que deveras sente.


E os que lêem o que escreve,
Na dor lida sentem bem,
Não as duas que ele teve,
Mas só a que eles não têm.


E assim nas calhas de roda
Gira, a entreter a razão,
Esse comboio de corda
Que se chama coração.

 
Conheça mais sobre a vida e obra deste grande poeta.

0 comentários: