Casa da Cultura recebe exposição de pacientes do Areolino de Abreu

terça-feira, 20 de outubro de 2009 |

Por: Ana Luiza Floriano, analuizafloriano@hotmail.com
       Ivana Machado, ivanna.mv@hotmail.com
Fotos: Ana Luiza 

Última atualização às 19h30 (horário de Teresina)

De hoje (20) à 31 de outubro a Casa da Cultura de Teresina é cenário da Exposição “Mostra Itinerante Memória”. Está é fruto do trabalho de pacientes do Hospital Areolino de Abreu com a contribuição de Terapeutas ocupacionais e arteeducadores. A idéia da exposição surgiu da necessidade de mostrar o potencial que o paciente com transtorno mental possui. Estão expostas 30 telas de artistas anônimos, mas que não deixam de ser talentosos.



“O principal objetivo da Exposição é acabar com o preconceito ao doente mental, como forma de mostrar que eles são capazes de produzir e através da arte melhorar seu estado de saúde”, comenta Nívea Rocha, supervisora de Terapia Ocupacional do Hospital Areolino de Abreu.



Nívea fala ainda do processo de criação das telas. “Primeiro é a aceitação deles. Por alguns nunca terem trabalhado com pintura e acharem que não podem, que não conseguem, a gente tenta fazer com que eles coloquem no desenho a sua expressão e o seu comprometimento”.
“As respostas positivas deste trabalho, são verificadas em muitos pacientes, que conseguiram um retorno à sociedade e hoje estão bem”, finaliza a terapeuta.
Confira a exposição na Casa da Cultura:


Exibir mapa ampliado

0 comentários: