Paradas de Teresina não oferecem proteção durante o b-r-o BRÓ

sexta-feira, 9 de outubro de 2009 |

 Por: Ana Luiza Floriano, analuizafloriano@hotmail.com
        Ivana Machado, ivanna.mv@hotmail.com

Foto: Ivana Machado
Última atualização às 21h01min

Os últimos meses do ano, na capital piauiense, são marcados por um calor excessivo, com temperaturas acima de 38º e sensação térmica em torno de 40º, o tão conhecido b-r-o BRÓ. A população teresinense, principalmente os de renda mais baixa, que dependem do transporte coletivo, sofre em dobro, com as elevadas temperaturas.

No centro de Teresina, não é difícil encontrarmos, paradas totalmente expostas aos raios solares. A Avenida Frei Serafim e a Rua 24 de Janeiro são exemplos dessa exposição.
A universitária Kéllene Wailla Araújo, em depoimento ao GiraNotícia, afirma que “ As paradas são muito mal elaboradas, não tem proteção. Ele pegam o modelo de outras cidades, que é aquela proteção de plástico, e não adequam à nossa realidade. Pegam o modelo para mostrar que está inovando”. A dona-de-casa, Jesus Veras, reclama do descaso da prefeitura “Não tem cobertura, a gente ‘morre’ de calor. É uma sacanagem”, comenta.



Os principais efeitos, segundo a dermatologista Sheila Maria Reinaldo Alencar, dividem-se em três: de longo prazo, que estão relacionados ao envelhecimento da pele, manchas escuras, conhecidas como pano-preto ou melasmo, mais comuns nas mulheres, afetando assim, o nariz, o colo; imediatos, que são a insolação, queimaduras de 1º e 2º graus; malignos, câncer de pele.

Para amenizar os danos causados pelo sol, a dermatologista aconselha “É importante evitar exposição ao sol das 10h às 16h30min, usar sempre o protetor solar de acordo com seu tipo de pele, fator de proteção solar acima de 30 FPS. O uso deve ocorrer 30min antes da exposição solar, utilizando-o de 2 em 2 horas. Usar sempre sombrinha, chapéu e ingerir bastante líquido”.

A prefeitura de Teresina, com o objetivo de melhorar a situação das paradas de ônibus, elaborou um projeto de Revitalização do Centro, que inclui a melhor estruturação das paradas de ônibus, incluindo iluminação.


                                 Teresinenses sofrem com o calor excessivo  

0 comentários: