Pombos são uma ameaça para pessoas que transitam na Praça da Bandeira em Teresina

quarta-feira, 14 de outubro de 2009 |

Por: Idoval Graco, idovalgraco@gmail.com/giranoticia@gmail.com
Atualização: 20h39min
Nova Atualização:20h58min

Pessoas que transitam pela Praça da Bandeira, no Centro de Teresina, convivem lado a lado com uma ave muito conhecida em áreas urbanas, o pombo. O que poucos sabem é exatamente a grande quantidade de doenças que essas aves podem transmitir. Dentre as doenças transmissíveis, existe a Toxoplasmose, que pode causar cegueira, aborto até a morte, além da Histoplasmose (infecção pulmonar causada por fungos), Criptococose (inflamação no cérebro e meninges, ocasionada por fungos), Candidíase, alergias (desencadeada por penas que contém piolhos, ácaros e pulgas), são ao todo quase 30(trinta) doenças que a convivência com pombos podem causar em seres humanos.




As doenças causadas por causa dos pombos são transmitidas ao homem, principalmente, por vias respiratórias, através da inalação das fezes secas depositadas em caixas armazenadas, no chão, em beirais, em máquinas, ou em qualquer outro local defecado. Outra forma de contaminação é através dos piolhos dos pombos.

Apesar do perigo que um pombo pode acarretar, o que se ver na Praça da Bandeira são pessoas que não dão importância a possibilidade de contaminação com esses animais. Para a bióloga,Tâmara Rodrigues,a transmissão de doenças por. Parte de pombos existe, mas ela não acredita que pode ser contaminada. “Eu sei que os pombos transmitem doenças, mas estou aqui só de passagem, não acredito que eu seja contaminada com alguma doença em tão pouco tempo”, afirmou a bióloga.

Para o fabricante de sapatos, Reginaldo Vieira dos Santos, os pombos são criaturas divinas e não se deve fazer nada para tirá-los das áreas urbanas. “Os pombos são criaturas feitas pelas mãos de Deus, não estão fazendo mal para ninguém e não tenho medo deles transmitir doenças, não acredito que eles as transmitam”, conclui Reginaldo Vieira.


Exibir mapa ampliado

0 comentários: