Estudante de Jornalismo da UFPI é selecionada no concurso do Itaú Cultural

sábado, 24 de outubro de 2009 |

Por: Idoval Graco – idovalgraco@gmail.com


Texto Original: Tamires Coelho – tamirescoelho@hotmail.com

Atualização: 21h17(horário de Teresina)



A estudante do curso de Comunicação Social – Jornalismo da Universidade Federal do Piauí Elinara Barros está entre os doze universitários selecionados do concurso “Rumos Jornalismo Cultural 2009-2010” do Itaú Cultural. O resultado foi divulgado nesta sexta-feira(23) e Elinara venceu na categoria Web-reportagem,através do blog Seu Agenor e conservação do folclore piauiense.

Foto: Tamires Coelho
                                       Elinara Barros  selecionada no Itaú Cultural
Para a estudante ganhar o prêmio é algo que marca de forma significativa sua vida. "Ganhar esse prêmio está representando muito na minha vida, principalmente, pelo fato de ser um concurso nacional e pela importância da instituição, que é conceituada em todo o país. É poder perceber que esses anos na universidade não foram em vão e que apesar de todas as dificuldades a gente ainda consegue lutar para conquistar nossos objetivos", afirmou Elinara Barros. "Ver meu nome naquela lista foi muito bom! Incrível!", admitiu a estudante de Comunicação Social.



A aluna agradece à disciplina Webjornalismo, que cursou na UFPI, e a um dos professores da instituição, o prof. Orlando Berti, ao qual ela diz ter aprendido muito com ele. "Sem dúvida, a experiência que tive durante a disciplina de Webjornalismo foi importantíssima para a realização do trabalho que enviei ao concurso. Os ensinamentos do professor Orlando Berti foram cruciais. As dicas, broncas e elogios, que estavam sempre presentes nas aulas dele, foram de suma importância. Alimentar durante um semestre o http://jornalight.blogspot.com/ foi muito bom, muito proveitoso. Foi a partir do trabalho que realizei no blog da disciplina de Webjornalismo que pude ter uma noção maior de como realizar o trabalho inscrito no concurso", disse Elinara.

Vídeo sobre Itaú Cultural





O trabalho premiado foi sobre uma personagem piauiense, Seu Agenor, e o trabalho que ele realiza nos bairros Risoleta Neves, Real Copagre e Buenos Aires, zona Norte de Teresina. "Simplesmente adorei entrevistá-lo. É incrível a paixão dele pelos ensinamentos de pífano, de teoria música e formação das crianças e adolescentes na música. Fica mais fácil fazer algo que você sente prazer. Acho que esse foi o diferencial do meu trabalho", acrescentou a graduanda.


Entre outros benefícios, os estudantes selecionados terão participação exclusiva no Laboratório On-Line de Jornalismo Cultural em 2010, com bolsa mensal e orientação de um editor de cultura, com o objetivo de realizar uma matéria especial na categoria em que inscreveu a reportagem selecionada, para ser publicada na revista multimídia ":singular". Além disso, os estudantes e as bibliotecas das respectivas faculdades receberão livros sobre jornalismo e cultura.

Para a estudante de Jornalismo, participar desses concursos é importante para obter mais experiência, perceber o que está sendo produzido no Piauí e em outros estados. Ela explica que colocar em prática o que é visto na teoria é outro ponto que esse tipo de concurso oferece e que é muito interessante poder mostrar o Piauí.

Veja texto na integra




                             A Importância de Participar de Concursos



Por: Idoval Graco – idovalgraco@gmail.com


A importância de participar de concursos como esses podem se confirmar quando recentemente cinco estudantes de comunicação social de universidades do Piauí participaram de um laboratório ambiental para estudantes de jornalismo em Juazeiro do Norte, cidade do Ceará localizada a 514 km ao sul de Fortaleza, na região do Cariri. O laboratório também reuniu acadêmicos de universidades de Fortaleza (CE) e Recife (PE). Esses estudantes foram selecionados entre os estudantes de todos os cursos de comunicação do Piauí saíram vencedores e ganharam a oportunidade de abrir novos horizontes no crescimento como futuros jornalistas.

Para o estudante de Jornalismo da UFPI, Juscelino Ribeiro a possibilidade de participar de concursos é uma oportunidade muito boa para o estudante mostrar sua capacidade jornalística. “A realização de projetos como esse é muito importante, não só para a defesa imediata do Meio Ambiente, mas para que o estudante de Jornalismo tenha essa oportunidade de demonstrar sua capacidade jornalística, sem falar no contato com essa questão da sustentabilidade, que é importantíssima para todos nós”, afirmou o estudante

Outra oportunidade para os estudantes de Comunicação é o prêmio Cidade de Teresina de Educação do Trânsito que está com inscrições até o dia 20 de novembro de 2009. Serão considerados inscritos os trabalhos enviados até esta data.

Confira Vídeo  Prêmio Cidade Teresina de Educação no Trânsito



O principal objetivo desse concurso é estimular crianças, jovens, educadores e profissionais de comunicação a refletirem sobre comportamentos no trânsito com vistas à sedimentação de hábitos que tornem o trânsito mais seguro, civilizado e humano. Poderão participar do concurso alunos de escolas públicas e privadas dos Ensinos Fundamental, Médio e Superior.

Veja mais sobre a participação dos estudantes no laboratório ambiental para estudantes de jornalismo em Juazeiro do Norte- CE. Clique Aqui

Clique aqui e saiba tudo sobre o prêmio Cidade de Teresina de Educação no Trânsito

3 comentários:

Elinara Barros disse...

Gente, me lembro bem do semestre passado, quando tinha que atualizar o blog da disciplina de Webjornalismo. Eu ficava super ansiosa para ler os comentários que o Berti fazia. Emoção pura!

É tão bom perceber que a disciplina realmente valeu a pena, como tá valendo também a disciplina de webjornalismo avançado.

Galera, aproveitem muito essa disciplina e esses blogs.

Prometo que vou tentar representar muito bem nosso estado.

P.S. Vou a Tamires que escolheu essa foto??? huahauhauahua

Elinara Barros disse...

Só para refificar o P.S. anterior:

*Foi a Tamires Coelho que escolheu essa foto, né??? huahauahua

Anônimo disse...

foi a tamires sim...