Visite a Casa da Cultura de Teresina

quinta-feira, 29 de outubro de 2009 |

Por: Ana Luiza Floriano, analuizafloriano@hotmail.com
       Ivana Machado, ivanna.mv@hotmail.com

Última Atualização às 21h00

Você conhece a Casa da Cultura de Teresina? Esta vem sendo uma indagação da Diretora, Jôsy Brito, que afirma ”Quando assumimos a Direção da Casa da Cultura, viemos desconstruir a idéia e que ela é inacessível que o endereço é difícil, que a gente não conhece”.
Foi com esse propósito, que Jôsy, desde Abril de 2009 implantou uma série de ações para aumentar a visitação do público. Estas tiveram início com a Exposição “Alfredo Volpi - Múltiplas Faces”, e se firmam com o Sarau, que teve sua segunda edição realizada nesta quarta (28) às 20h00.
O Sarau já era realizado na Oficina da Palavra com o mesmo formato Lítero-Musical, que tem um poeta homenageado e música bem diversificada. Neste segundo mês o homenageado foi o Poeta H. Dobal, a escolha foi devido a data de nascimento do Poeta 17 de Outubro de 1927.
Você perdeu o Sarau desta quarta(28)? Pois não perca os próximos, que serão realizados nos dias 25 de novembro e 16 de dezembro sempre as 20h00, na Casa da Cultura que fica localizada na Rua Rui Barbosa N° 348, Centro.

Histórico da Casa da Cultura
A Casa da Cultura foi inaugurada em 12 de agosto de 1994. Segundo alguns historiadores, sua construção teria acontecido entre 1870 e 1880. O imóvel teria servido, durante algum tempo, como quartel e enfermaria. Monsenhor Joaquim d’Almeida, no período de 1906 e 1911, implementou um Seminário na Casa. Tal fato teve como conseqüência, em 1913, a venda do prédio à Diocese de Teresina.
Posteriormente o casarão foi transformado em residência episcopal. Já funcionou como sede do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS), e  na Década de 70, ela foi sede do Colégio Pedro II, onde passou por várias modificações. Finalmente em novembro de 1992, foi tombado pelo Departamento de Patrimônio Histórico, Artístico e Natural do Piauí, pela Lei N° 4.515.
O Casarão é considerado uma das mais belas construções da arquitetura piauiense da segunda metade do século XIX. Seu principal objetivo é propiciar ao público pleno acesso aos bens culturais que registram parte significativa da história do Piauí.

Saiba como chegar a Casa da Cultura


Exibir mapa ampliado

0 comentários: