Livro “Ouvindo vozes” de Edmar Oliveira será lançado nesta quarta-feira(21)

terça-feira, 20 de outubro de 2009 |

Por: Ivana Machado,ivanna.mvhotmail.com
        Ana Luiza Floriano, analuizafloriano@hotmail.com
Fotos: Ana Luiza Floriano
Edição: Idoval Graco
Atualização: 22h06(Horário de Teresina)



Está em Teresina para lançamento do livro “Ouvindo Vozes” o psiquiatra piauiense Edmar Oliveira. O lançamento acontecerá na quarta-feira (21) no complexo cultural Clube dos Diários às 19h00. Edmar Oliveira ganhou respaldo nacional através da novela de Glória Peres, “Caminho das Índias”, onde o ator Stênio Garcia interpretava o Doutor Castanho, inspirado na vida profissional do Doutor Edmar, e no seu trabalho realizado no Instituto Municipal Nise da Silveira, desde 2000, no Rio de Janeiro.




Edmar Oliveira é piauiense radicado no Rio de Janeiro. Nasceu em 1951, na localidade de Barreirinha, interior de Palmeirais. Graduou-se em Medicina em 1976, no mesmo ano foi para o Rio de Janeiro fazer pós-graduação em Psiquiatria, e fixa residência na cidade. É participante ativo da luta antimanicomial, desde 1980. E para ele é muito importante vim a Teresina lançar o livro. “É uma honra está fazendo o lançamento do meu livro aqui em Teresina, fiz esse lançamento no Rio de Janeiro e Brasília e depois daqui será em São Paulo. Eu sou aqui da terra.”, falou o psiquiatra.




Dr. Edmar Oliveira fala muito sobre loucura, psicose, neurose. “Não existe só a loucura 24 horas. Não existe ninguém normal, somos todos neuróticos. O neurótico é solidário com o outro, o psicopata não é, eu tenho medo do mundo está ficando todo psicopata”, completou o médico.




Falar de loucura parecesse parte de sua vida. “Se você me perguntasse o que é normalidade eu não sei o que é, mas se você me perguntasse o que é loucura ai sim eu sei responder”, comentou.



Ouça a entrevista completa de Edmar Oliveira dada ao GiraNotícia


0 comentários: