CEUT encerra Semana de Comunicação com jornalistas do Profissão Repórter

sexta-feira, 9 de outubro de 2009 |

Por: Ana Luiza, analuizafloriano@hotmail.com 
Ivana Machado, ivanna.mv@hotmail.com                                                                  
Foto: Ana Luiza
Última atualização às 07h03min


Nesta quinta-feira, 08 de outubro, foi realizado o último dia da II Semana de Comunicação do CEUT, que teve como tema: Mercado, Academia e Novas Tecnologias. Com uma programação que incluía oficinas, palestras, exibição de filmes e GD’s.



O encerramento da Semana foi marcado pela palestra magistral de Felipe Gutierrez e Mariane Salerno do programa Profissão Repórter da TV Globo. Devido a uma viagem de trabalho à Bolívia, para a gravação da reportagem sobre o “trem da morte”,  Felipe Gutierrez substituiu Felipe Suhre, que era o indicado para ministrar a palestra. Apesar de jovens, os jornalistas já possuem uma certa experiência na área jornalística, inclusive na Tv Globo. Felipe Gutierrez está na Globo desde 2004, quando passou pelo projeto Estagiar. Depois foi convidado por Caco Barcellos para participar do Programa Profissão Repórter, que antes era apenas um quadro do Fantástico. Além da formação em jornalismo pela USP, Felipe também é formado em Administração Pública pela FGV.

Mariane Salerno trabalha na Tv Globo desde 2002. Já produziu, editou, coordenou, fez um pouco de tudo em Tv, e assim como Felipe foi convidada por Caco Barcellos para fazer parte da equipe do Profissão Repórter. É jornalista formada pela Universidade Metodista.

Em entrevista exclusiva ao GiraNoticia, Felipe Gutierrez falou sobre sua experiência na Rede Globo.
GN- Como se da o processo seletivo para participar do Profissão Repórter?
FG- Eu já estagiava na Globo desde 2 de fevereiro de 2004 no site da TV, me formei e continuei a trabalhar na emissora. Surgiu a oportunidade, e apesar de não ter experiência com tv, de nunca ter feito reportagens pra esse tipo de mídia, fui escolhido com mais alguns colegas, e convidado pra fazer o piloto do programa, e acabei ficando na equipe.

GN- Qual a reportagem que mais lhe marcou?
FG- Foi uma que fiz em São Paulo, sobre uma senhora de setenta e três anos que era prostituta, e que não tinha nenhuma assistência social.

GN- Qual a principal diferença do Profissão Repórter para os outros jornais diários, como o Jornal Nacional?
FG-  O Profissão Repórter discuti o fazer jornalístico, o JN é para os telespectadores do Brasil se informarem das notícias do dia, o nível de trabalho do nosso programa é diferente e o resultado também vai ser diferente. Nós temos a obrigação de fazer com que o nosso telespectador se sinta identificado com nosso programa. Ele é um programa jornalístico de reportagens, que tem um grande tema abordado geralmente em três reportagens e a proposta principal é: “Desafios da reportagem, e os bastidores da notícia”. Tentamos mostrar todas as etapas da produção de uma reportagem, como o Caco sempre diz “não me diz o que você faz me mostra o que você faz”
Confira vídeo da palestra:

0 comentários: