1º Teresina Wireless teve início hoje

quinta-feira, 5 de novembro de 2009 |

Por: Ana Luiza Floriano, analuizafloriano@hotmail.com
       Ivana Machado, ivanna.mv@hotmail.com

Foto: Ana Luiza

Última atualização às 20h10 (horário de Teresina)

Nesta quinta-feira (05), foi aberto o 1º Teresina Wireless: Cidades Digitais, no Rio Poty Hotel. Para quem não sabe o que significa a palavra Wireless, o GiraNotícia vai lhe ajudar a descobrir o significado. Wireless é uma rede sem fio que se refere a uma rede de computadores sem a necessidade do uso de cabos – sejam eles telefônicos, coaxiais ou ópticos – por intermédio de equipamentos que usam radiofreqüência, isto é, uma comunicação via ondas do rádio ou comunicação via infravermelho. Seu uso mais comum é em redes de computadores, servindo como meio de acesso à internet através de locais, como um escritório, um bar, um aeroporto, um parque ou em casa.


                              Participantes assistem à palestra

Na manhã desta quinta-feira (05), a programação foi bem interessante. O evento teve início com o presidente da ABEMTIC (Associação Brasileira de Entidades Municipais de Tecnologia da Informação e Comunicação), logo após o hino de Teresina foi tocado por um saxofonista. Um momento bem cultural do evento foi a apresentação da Dança do Balé da Cidade, que tinha o figurino, intitulado fantasia nordestina, produzido por Sidh Ribeiro, bailarino e coreógrafo.

Durante a programação foi empossado o novo presidente da AMBEMTIC, Miguel Antônio de Oliveira Neto. Este, durante palestra, afirmou que o projeto Cidades Digitais visa à solução de problemas na rede da gestão pública e que a comunicação fica mais rápida e eficiente. Os princípios que caracterizam a Cidade Digital são: investimentos em tecnologia e infra-estrutura; modernização da gestão pública; interação com a população; Cidades Digitais como ferramentas de gestão. O Dr. Roberto Wainberg, do Rio Grande do Sul, ministrou palestra sobre Gestão de Tecnologia.


                                  Palestra do Dr. Roberto Wainberg

Para finalizar a manhã, o prefeito Sílvio Mendes se pronunciou a respeito do evento. “Ferramenta dos sonhos para qualquer gestor público”, comentou o prefeito sobre a era digital. Sílvio Mendes, ao final de seu pronunciamento, sugeriu que no turno da tarde fossem discutidas ações para os municípios, por exemplo, o que Castelo do Piauí precisa? “Mais importante do que o computador, mais importante do que o sistema a ser operado é que cada um identifique a sua necessidade”, comenta.      

0 comentários: