2ª Conferência Municipal de Cultura é finalizada com a seleção de delegados estaduais

domingo, 1 de novembro de 2009 |

Por: Ana Luiza Floriano, analuizafloriano@hotmail.com

Última atualização às 07h00 (horário de Teresina)

Foi encerrada neste sábado (31), a 2ª Conferência Municipal de Cultura. O evento foi realizado na Casa da Cultura de Teresina e teve como tema “Cultura, Diversidade, Cidadania e Desenvolvimento”. A programação incluía palestras, grupos de discussão, apresentações culturais.

Ao final da Conferência foi elaborado um documento aprovado pela plenária,  relacionado às propostas de políticas culturais, de acordo com a realidade de Teresina, do Piauí e do Brasil, para auxiliar as diretrizes do Plano Nacional de Cultura. Também ocorreu a escolha dos delegados para participarem da 2ª Conferência Estadual de Cultura, a ser realizada dias 26 e 27 de novembro, em local ainda a ser definido.


                                                                Plenária de encerramento
Nesse sentido, o GiraNotícia foi conferir a plenária de encerramento, que teve início às 10h30 e término às 12h30. Foram escolhidos 3 delegados estaduais. Dentre estes, está Jôsy Brito, diretora da Casa da Cultura. Em entrevista ao GiraNotícia, Jôsy faz uma avaliação da Conferência e fala da sua seleção para o cargo de delegada estadual.  “Eu adorei, eu já estava fazendo a minha campanha, eu já trabalho com produção cultural há muito tempo”, comenta.

Confira a entrevista
GN - Qual a avaliação que você faz dessa Conferência?
JB - Eu acho que essa nossa conferência, a primeira dessa gestão, ela foi uma conferência que atendeu  o que nós havíamos proposto. Eu acho que contemplou o tema que é "Cultura, Diversidade e Cidadania". Teve uma participação significante, acho que a gente tem alguns pontos que devem melhorar pra próxima, mas a participação dos seguimentos atendeu o que a gente havia proposto, e o resultado dessa conferência está aí num documento que foi aprovado pela plenária agora.
GN - Como você se sente depois da sua eleição para ser delegada estadual? Quais as suas ações daqui para frente?
JB - A gente parte para o segundo momento, que é a Conferência Estadual e em seguida a nacional em março de 2010. Eu adorei, eu já estava fazendo a minha campanha, eu já trabalho com produção cultural há muito tempo. Como eu já tinha dito antes, eu já tenho outros eventos que eu também sou coordenadora. Tudo que se refere a área cultural pra mim é importante discutir propostas, eu tenho algumas questões pertinentes  em relação a questão do patrimônio. Na Casa da Cultura eu tenho essa preocupação com a preservação da memória.
       

Marcou presença também na Conferência, o bailarino e coreógrafo Sidh Ribeiro, que fez um breve comentário a respeito da Conferência.



Mais notícias sobre a conferencia no Apolo News

0 comentários: