Metrô de Teresina: por entre trilhos

segunda-feira, 9 de novembro de 2009 |

Por: Ana Luiza Floriano, analuizafloriano@hotmail.com


Última atualização às 18h40 (horário de Teresina)

O metrô de Teresina que mais nos remete ao trem das carochinhas infantis e que no passado fazia longínquas viagens interestaduais como a retratada na música cantada por Luis Gonzaga “Peguei o trem em Teresina pra São Luiz do Maranhão atravessei o Parnaíba ai, ai que dor no coração”. Atualmente ele, diferente dos metrôs das grandes capitais, não atende a todos os bairros da cidade e nem a necessidade dos moradores que tem na proximidade das suas casas os trilhos do trem. Mas ele tem muita história pra contar!

Raimundo Ferreira do Nascimento é autônomo e anda de metrô diariamente há doze anos, ele relata que utiliza o metrô para ir trabalhar por conta do baixo valor da passagem e até certa pontualidade, mas enfatiza “gostaria que esse transporte fosse mais valorizado. Com algumas melhorias, como ser mais limpo, mais rápido e funcionar até as vinte e duas horas.”

Já a dona de casa Francisca Azevedo da Silva, residente no bairro Ilhotas afirma que usa o metrô sempre, para voltar do centro para casa, e usa esse transporte por ser mais rápido. Como sugestão, a dona de casa afirma “um alargamento (ampliação) do metrô, seria ótimo!”

                                                      HISTÓRICO

O Metrô de Teresina foi criado em 15 de agosto de 1989, com o objetivo de implantar um transporte de alta capacidade para o aglomerado urbano de Teresina. O metrô teresinense foi uma idéia do então governador Alberto Silva.




Para reduzir os custos da obra, o projeto aproveitou ao máximo a linha férrea existente que corta Teresina, adotou trens a diesel cedidos pela RFFSA que operaram nas ferrovias do Rio Grande do Sul, e também manteve a bilota métrica já existente em suas vias.

A malha ferroviária consistiria, em sua primeira etapa, no aproveitamento de um trecho de 8,5km de Rede Ferroviária que corta a cidade de oeste para leste, e da construção de dois ramais - um na planície Itararé, iniciando e terminando na linha RFFSA com 6,9 Km, e o outro com pouco mais de 1km ao longo da Avenida Maranhão, ligando a linha de Rede na Matinha à Praça Marechal Deodoro (Bandeira) no centro da Cidade.

Estes dois ramais seriam peças essenciais do sistema, a fim de que fossem alcançados os objetivos do projeto, uma vez que procuravam atingir as duas áreas mais importantes. Seu projeto tinha como objetivo central torná-lo o principal estruturador da malha de transporte público da capital do Piauí. E isto exigia modificações nas vias urbanas e linhas de ônibus. Com esse objetivo, previa-se uma demanda de 31mil passageiros por dia e nos horários de pico uma média de 2800 passageiros.

                                                    INAUGURAÇÃO

 A linha 1 do metrô entrou em teste operacional em novembro de 1990 e foi inaugurado comercialmente no dia 5 de junho de 1991. Entretanto, faltavam-lhe:  a construção do ramal Bandeira, a construção de oito estações das quinze projetadas (nenhuma com integração) e não havia sido feito nenhuma alteração nas linhas de ônibus que promovesse como recomendado no projeto, a alimentação de transporte ferroviário.

                                                  PERFIL DOS USUÁRIOS

Hoje o metrô transporta diariamente cerca de cinco mil passageiros por dia, sendo que a maioria destes, são moradores da zona Sudeste de Teresina que precisam se deslocar até o centro e preferem este tipo de transporte por conta do preço da passagem, que é de cinquenta centavos valor bem inferior ao da passagem cobrada nos ônibus. Perfilando, nota-se que as pessoas que utilizam o metrô são pertencentes à classe baixa, em sua maioria são estudantes, camelôs, autônomos. Além do valor da passagem ser baixo, o metrô possui ainda gratuidade para idosos, deficientes, policiais e crianças com menos de doze anos de idade.

                                                  UTILIDADE PÚBLICA                                        

 O órgão responsável pelo gerenciamento, controle, operação, manutenção e fiscalização do metrô é a Companhia Metropolitana de Transportes Públicos (CMTP), empresa pública de direito privado, com patrimônio próprio e autonomia administrativa e financeira.

Ele conta com oito paradas em seu percurso, saindo inicialmente do bairro Dirceu Arcoverde II (zona Sudeste), passando pelos bairros Parque Ideal, Renascença, Boa Esperança, Ilhotas, Centro, e terminando seu percurso no bairro Matinha (zona Norte de Teresina). Com uma velocidade de aproximadamente trinta e cinco quilômetros por hora, o metrô faz treze viagens por dia, das seis às nove horas, completando um ciclo em cinquenta minutos.

De acordo com José Ruthênio, funcionário da CMTP todos os dias quando o metrô é recolhido é feito nele uma limpeza, verificam se há algo de errado ou quebrado nos vagões. Há também uma equipe de conservação de via, que são responsáveis pela limpeza e conservação dos trilhos.

                                                  EXPECTATIVA
  
A construção do Ramal Bandeira vai consolidar definitivamente o Metrô de Teresina. Com a inauguração da estação da Bandeira, há o projeto para que aumente um metrô, ou seja, dois metrôs irão circular em sentidos opostos, quando uma sair do Dirceu em direção a Praça da Bandeira, outro sairá da Praça da Bandeira em direção ao Dirceu, para isso será feito um pequeno desvio no lugar marcado para o encontro dos dois metrôs.
Tal construção vai possibilitar o aumento da atividade e acessibilidade do sistema, tornando-o mais representativo como transporte de Teresina. Além disso, vai reordenar o tráfego no centro urbano da cidade através da estruturação do setor, permitir um melhor desempenho operacional como um todo, oferecer melhor acessibilidade para a população de baixa renda no transporte coletivo; redução do tempo de viagens; possibilitar a futura integração dos subsistemas ferroviários e rodoviários e principalmente proporcionar um aumento de 194,2% na demanda do Metrô.





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