Último debate dos candidatos à reitor da UESPI

segunda-feira, 9 de novembro de 2009 |

Por: Ana Luiza Floriano, analuizafloriano@hotmail.com
       Ivana Machado, ivanna.mv@hotmail.com

Foto: Ana Luiza e Ivana Machado

Última atualização às 23h40 (horário de Teresina)

No início da noite desta segunda-feira (09), aconteceu o último debate dos candidatos a reitor da Universidade Federal do Piauí (UESPI). O debate é a oportunidade que os candidatos devem aproveitar para expor suas propostas diante dos alunos, professores e técnicos, ou seja, seus eleitores. São quatro as chapas que concorrem: Chapa 1 – Valéria Madeira e Lucídio Beserra; Chapa 2 – Carlos Alberto e Nouga Cardoso; Chapa 3 -Elio Ferreira e Daniel Vasconcelos; Chapa 4 – Eurípedes Soares e José de Jesus.





Num primeiro momento, foram sorteados temas e quem faria a pergunta e quem responderia. Um fato que chamou bastante atenção foi a disputa entre os candidatos Valéria Madeira e Carlos Alberto, que trocaram farpas entre si.  Em um momento do debate, a candidata da chapa 1 fez uma pergunta, sobre a responsabilidade social da instituição, ao candidato da chapa 2. Neste momento, o clima esquentou.

Veja um trecho da disputa

Valéria pergunta: Responsabilidade social significa inclusão social, quer dizer discutir a questão étnica, discutir a questão da homofobia, dos deficientes, dos setores produtivos, do meio-ambiente, isso se chama responsabilidade social. E o senhor realmente não colocou dentro de um parâmetro muito individual. Dentro desses aspectos, que propostas sua chapa tem apara essa questão?

Carlos Alberto responde: A responsabilidade tem que ser discutida dentro dos colegiados, por isso nós somos a favor da descentralização dos serviços dentro da nossa universidade, fazendo com que cada parte, cada entidade, possa discutir juntos a nossa universidade. Mas, com certeza isso a senhora não sabe, porque a senhora se enclausurou dentro do castelo da reitoria. Porque aqui está os estudantes, quantas vezes vocês viram a reitora dentro da universidade? Ta aí a resposta professora (estudantes gritam a favor de Carlos Alberto)






Num segundo momento, foram feitas perguntas dos alunos direcionados aos candidatos. O candidato da Chapa 4 - Eurípedes respondeu a uma pergunta de aluno da UESPI. Veja o vídeo.

O candidato da Chapa 2 também respondeu à pergunta feita por estudantes.
Alguns estudantes se manifestaram, através de cartazes. Veja as fotos.







Quem assistiu ao debate garante que, este é de fundamental importância. Para o professor da UESPI, José da Cruz Bispo de Miranda, "motivar a participação política é importante, que nessa participação eles possam contribuir com a próxima gestão dessa universidade", comenta.
Confira o vídeo do depoimento do professor

0 comentários: