Programa de assistência distribui mais de 4 mil carteiras de passe livre para o transporte coletivo de Teresina

segunda-feira, 9 de novembro de 2009 |

Por: Idoval Graco, idovalgraco@gmail.com


Fonte:PMT

Atualização:11h30min(horário de Teresina)


Até o início do mês de novembro, a Prefeitura de Teresina, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho, Cidadania e Assistência Social (SEMTCAS)expediu 4.326 carteiras de passe livre a pessoas para acesso gratuito aos serviços de transporte coletivo na capital com a expedição de passes livres. A confecção das carteiras para pessoas idosas e com deficiência se dá de forma descentralizada através dos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) espalhados nas 04 grandes regiões da cidade.


Foto: PMT


Do total de carteiras confeccionadas, 3.467 foi do passe livre municipal do idoso e 859 passe livre da pessoa com deficiência. Os meses em que a procura foi maior foram julho, agosto e setembro e as regiões da cidade com maior número de solicitações foram Sul e Norte. Os CRAS são responsáveis pelo cadastro das pessoas, o que torna o processo mais próximo da comunidade sem que estes precisem se deslocar até a sede da SEMTCAS. Após o cadastro, as carteiras são enviadas para o registro na SEMTCAS e no SETUT, e daí retornam ao CRAS onde são entregues aos usuários.

A secretária de Assistência Social, Graça Amorim, informou que em breve será implantado o sistema de bilhetagem eletrônica para as pessoas que possuem o passe livre do idoso e do deficiente. “A proposta consiste em criar um cartão eletrônico que ofereça segurança e conforto aos beneficiários. Além de melhorar o deslocamento do público atendido, o sistema agilizará o processo tornando a confecção e entrega das carteiras pela SEMTCAS mais rápida”, destaca.

O passe livre é expedido gratuitamente. Para requerê-lo basta que a pessoa se dirija a um dos sete CRAS da cidade levando uma foto 3x4, cópias da identidade, CPF e comprovante de residência. No caso de idosos não é preciso comprovar renda e é necessário ter idade mínima de 65 anos; já para deficientes físicos é necessário possuir renda familiar de até um salário mínimo e apresentar um laudo médico expedido pelo Hospital Lineu Araújo, além dos documentos pessoais já citados. Atualmente, a cidade de Teresina possui cerca de 58.795 pessoas com passes livres, destes 52.925 são idosos e 5.870 são PCD’s



Passe Livre Eletrônico



Para o deficiente visual José Rúbens da Silva Júnio, 28 anos a implantação do passe livre de forma eletrônica vai ser prejudicial, pois, o SETUT (Sindicato das Empresas de Transporte Urbano de Teresina) tem como objetivo limitar o uso desses passes. “Nós deficientes visuais não concordamos com o passe eletrônico porque existe o projeto para limitar as viagens, às vezes precisamos pegar 2 ou 3 ônibus pra irmos a um único local devido a dificuldades que enfrentamos na locomoção, por isso, caso esses passes livres eletrônicos sejam implantados eles devem ser ilimitados”, afirmou José Rúbens.

O Gira Notícia entrou em contato com a SENTCAS e com o SETUT. O SETUT não quis comentar o assunto.A assessoria de comunicação da SENTCAS nos informou que o assunto ainda vai ser discutido e que vai depender de uma votação na câmera dos vereadores.

0 comentários: